quinta-feira, 9 de junho de 2011

Step: um degrau que faz milagres.



Se você freqüenta academia, já deve ter visto (mesmo que de relance), uma aula de Step: um degrau onde o aluno sobe, desce, vira, pula.
Forma-se assim, uma coreografia em cima e ao redor deste degrau.

Esta é uma das aulas que ainda não saiu de moda. Isto porque, além de ser uma aula muito divertida, traz muitos efeitos benéficos ao seu praticante. As aulas possuem variações de passos, dependendo da criatividade do professor e que, aliada a som música, torna a aula muito animada.

Quem faz aulas de Step regularmente recebe os seguintes benefícios:
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
  • Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade;
  • Aumento da resistência muscular;
  • Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos;
  • Bem estar;
  • Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade).


Você pode fazer aulas de Step de duas a três vezes por semana, caminhadas, bicicleta ou transport duas vezes por semana (em dias intercalados ao Step), musculação 3 vezes por semana e alongamentos antes e depois das atividades. Na verdade, isto é uma sugestão de treinos, sendo que você poderá mudá-lo a cada 2 meses.

Há três níveis de aulas, levando em conta a intensidade e dificuldade dos passos, onde você deverá se encaixar de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Se você é um candidato a esta atividade, cuidado com a postura. Veja abaixo, algumas dicas:
  • Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para frente;
  • Apóie todo o pé no Step, incluindo o calcanhar;
  • Não estenda totalmente os joelhos. Mantenha-os semiflexionados;
  • Mantenha-se perto do Step;
  • Tenha firmeza nos pés e onde pisa;
  • Cuidado para evitar entorses;
  • Cuidado com viradas bruscas;
  • Use um tênis com sistema de amortecimento;

Spinning

Nem todo mundo pode dar suas pedaladas por uma paisagem agradável nas grandes cidades. Como resposta, o ciclismo indoor veio como uma tempestade para a indústria de Fitness.
Publicidade
Nenhuma modalidade esportiva, desde o Step, foi recebida com tanto entusiasmo e por uma variedade tão grande de pessoas. Indivíduos de várias idades e níveis de condicionamento estão participando de aulas de ciclismo e o mercado continua crescendo.Por que o ciclismo indoor tornou-se tão popular? Talvez porque não tenha passos complicados como as aulas de exercícios em grupo na maioria das academias. Talvez porque queima muitas calorias (em média de 600 a 800 calorias por hora aula). Mas, na verdade, o ciclismo indoor é considerado como a mais entusiasmante e intensa atividade das propostas atuais, trazendo resultados certeiros para quem quer aprimorar a resistência cardiovascular respiratória e a perda de peso enfatizando o trabalho neuromuscular. Isto porque o ininterrupto movimento de pedalar exige a participação de grande parte dos músculos dos membros inferiores, além do tronco e membros superiores envolvidos direta e indiretamente no trabalho e muitos outros benefícios.


Há vários programas de ciclismo indoor. O Spinning é um deles, apresentando um completo programa de atividades em bicicletas estacionárias, através da simulação de vários percursos formados basicamente de retas, com o uso de pouca ou moderada resistência e subidas, aumentando a resistência.
Em cada tipo de terreno simulado existem também duas posições do corpo: sentada e em pé. Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua.
A primeira técnica que o aluno aprende é como pedalar sentado no plano. Depois como pedalar sentado com carga. O próximo passo é aprender a pedalar em pé no plano e depois, em pé na subida. Depois de adquirir mais habilidade em sentar e ficar de pé, o aluno aprende os jumps (saltos) que compõem uma técnica mais avançada, combinando as técnicas; sentada e em pé.
Ainda num estágio futuro está o Sprinting que é uma corrida de curta distância, na qual a pessoa pedala num ritmo crescente por um determinado tempo. À medida que o praticante progride, outras técnicas e conceitos serão introduzidos. Além da posição do corpo, há três posições básicas para apoio das mãos, que ajudam a eliminar a fadiga dos ombros, cotovelos e punhos.
As aulas de ciclismo indoor se encaixam perfeitamente no conceito de treinamento intervalado (alternando picos de intensidade moderada e alta, com períodos de recuperação) através de diferentes métodos de treinamento da capacidade aeróbia e anaeróbia.
Um dos fatores de motivação no Spinning, senão o maior, são as músicas tocadas nas aulas. Além de incentivar os praticantes, determinam a cadência dos movimentos. Normalmente para uma aula de 45 minutos, serão utilizadas em média 10 ou 11 músicas .
Dicas importantes:
  • É essencial controlar a freqüência cardíaca para medir o esforço durante o exercício;
    Identifique a sua zona de F.C. de treinamento e respeite-a, pois podem existir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe; 


  • Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto;


  • Ajuste adequadamente a altura do selim;


  • Ajuste a altura do guidão;


  • Ajuste o firma pé;


  • Conheça o sistema de frenagem;


  • Prenda os cadarços dos tênis;


  • Cuidado com a postura;


  • Use um tênis de cano baixo e sola reforçada na parte anterior;


  • Use roupas justas e confortáveis e de preferência bermudas alcochoadas, especiais para aulas de ciclismo;


  • Se for sua primeira aula, avise o professor para que ele lhe oriente;


  • Limpe a sua bicicleta após o uso;


  • Chegue 10 minutos antes da aula;


  • Faça pelo menos duas aulas por semana, para obter resultados satisfatórios;


  • Respeite as orientações dadas pelo professor;


  • Nunca tire os pés dos pedais sem antes parar de pedalar.

  • As aulas de Spinning são divertidas e simples após a fase de adaptação. Experimente! Você vai adorar.
    Atenção: caso você tenha algum problema de coluna ou alguma lesão, principalmente nas pernas e joelhos.

    Você sabe o que é Body Combat?


     .....Com o treinamento quase como o dos pugilistas, você incinera sobras de gordura, tonifica os músculos, ganha fôlego, afia a coordenação. Nesse combate, sua frustração e raiva serão descarregadas em um inimigo imaginário ou num saco de pancadas pendurado.
    ......Arrume um par de luvas, faixa de proteção para as mãos e corda. Acredite: depois de algumas porradas, você se sentirá prazerosamente aliviado e enxuto.
    ......O Body Combat ensina técnicas de socos e chutes com bastante deslocamentos e envolve movimentos pré-coreografados de diferentes artes marciais, como o karatê e judô. A aula é de alta intensidade, mas os alunos não têm nenhum contato; eles aplicam os golpes no adversário imaginário, com um soco no ar, por exemplo. 

    ......A atividade física faz parte dos programas criados pela Body Systems, empresa britânica de consultoria em fitness com o mote "dê um combat no seu stress". Isso porque a repetição dos movimentos, aliados aos "gritos" do karatê, levam o aluno a aumentar a intensidade do exercício, proporcionando o alívio do stress e um alto gasto calórico. 

    ......"As pessoas gostam muito porque aprendem movimentos de defesa pessoal sem ter contato uns com os outros",.  Todo o tipo de pessoa pode praticar o Body Combat na mesma aula, mesmo que seja iniciante ou avançado, pois é o aluno que controla os movimentos, respeitando seus limites e aumentando a intensidade conforme o número de aulas feitas e o domínio da coreografia.
    .....O Body Combat não tem contra-indicação porque não envolve peso, sobrecarga ou impacto, e desenvolve a coordenação motora, lateralidade e agilidade. A modalidade tem também sua versão para adolescentes, o teen-combat, disponível para o desenvolvimento nas academias pela Body Systems.